A recepção das matérias-primas é de extrema importância, pois é neste momento que caso aconteça alguma não conformidade, todo processo da escolha do fornecedor deverá ser revisto
Devemos considerar alguns aspectos na recepção, como exemplos :
✅ Conferir a data da entrega, a quantidade e o padrão de qualidade das mercadorias;
✅Estipular uma ordem de recebimento:
1° Alimentos que devem ser mantidos sob-refrigeração
2° Alimentos que devem ser mantidos em congelamento
3° alimentos que possam permanecer em temperatura ambiente
4°Descartáveis
✅As embalagens primárias das matérias-primas e dos ingredientes devem estar íntegras , com identificação visível ,observar se contém todas as informações exigidas por lei (nome do produto, nome do fabricante, endereço, número de registro, prazo de validade etc...).;
✅A temperatura das matérias-primas e ingredientes que necessitem de condições especiais de conservação deve ser verificada.
✅Os lotes das matérias-primas, dos ingredientes ou das embalagens reprovados ou com prazos de validade vencidos devem ser imediatamente devolvidos ao fornecedor e, na impossibilidade, devem ser devidamente identificados e armazenados separadamente.
✅As matérias-primas, os ingredientes e as embalagens devem ser armazenados em local limpo e organizado, de forma a garantir proteção contra contaminantes.
✅ Ao realizar a conferência das mercadorias, se algum critério não tiver sido atendido, a mercadoria não deverá ser aceita.
Autora: Lidiane Martins atua na área de Nutrição e Segurança de Alimentos há mais de 16 anos . Graduada em Nutrição (UFF), é Mestre em Educação Profissional em Saúde (FIOCRUZ) , possui MBA em Gestão da Qualidade e Segurança dos alimentos e especialização em Nutrição Biofuncional
Idealizadora e Fundadora da NUTRY UP atua como Consultora em Restaurantes e Indústrias de alimentos e como Professora em cursos de Gastronomia ( chef, cozinheiro e confeiteiro)e Técnico em nutrição.
Instagram @nutryup
Comments